domingo, 28 de outubro de 2018

Como ligar um sensor de fumo IKEA ao Home Assistant


Há cada vez mais coisas que se podem fazer conjugando produtos disponíveis no mercado, e desta vez temos um projecto que mostra como criar um sensor de fumo inteligente capaz de se ligar ao Home Assistant, usando um sensor IKEA de baixo custo e um módulo ESP8266 D1 mini.

Quando se começa a dar inteligência a uma casa, quer seja através do Home Assistant ou qualquer outra plataforma, é inevitável começar a desejar-se que tudo esteja ligado a essa plataforma, para nos permitir criar todo o tipo de automações. Um sensor de fumo é um exemplo perfeito disso, de pouco uso sendo se estiver a tocar quando não está ninguém em casa para o ouvir - mas que se estiver integrado com o Home Assistant, facilmente nos pode enviar um SMS ou outro tipo de alerta.

Este projecto dá essa inteligência um sensor de fumo VAKTA da IKEA (de apenas €9.99) com um módulo ESP8266 D1 mini (cerca de €7).

Não é nada de demasiado complexo, tendo a vantagem de utilizar a pilha do próprio sensor de fumo para alimentar o módulo ESP8266. Quando o sinal de alarme de fumo dispara, liga o módulo, que por sua vez se liga à rede WiFi e envia a mensagem respectiva para o Home Assistant via MQTT a dizer que foi detectado fumo.


A ideia é simples e interessante, mas há espaço para melhoramentos. Da forma actual não há forma de saber se o módulo está a funcionar a não ser quando for detectado fumo; pelo que poderia ser melhor implementar um sistema em que o módulo estivesse continuamente alimentado pela bateria, mas em modo de hibernação (com consumo negligenciável), acordando apenas uma vez por dia para dar um sinal de que está tudo a funcionar como é suposto. No caso do Home Assistant não tiver sinal dele durante mais de um dia, poderá alertar o utilizador de que algo de errado se passa para que possa verificar o problema.

Infelizmente, parece que este sensor de fumo VAKTA não está disponível por cá (pelo menos, não o encontro na loja IKEA online)... vamos esperar que seja apenas um lapso que a IKEA rapidamente corrija.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails