domingo, 15 de julho de 2018

Telhas solares da Tesla já vão mostrando o que valem


Tal como é comum na Tesla, as suas telhas solares têm estado sujeitas a enormes atrasos, mas quem já as recebeu vai dizendo que vale a pena esperar, pois em vez de pagar electricidade passa-se a receber pela electricidade gerada.

É certo que por cá as burocracias para receber pela energia injectada na rede são mais complicadas do que noutros países, fazendo com a maioria das pessoas apenas esteja interessada em atingir o auto-consumo, mas os números partilhados por uma pessoa que foi uma das primeiras a ter direito a um telhado com telhas solares da Tesla são bastante inspiradores.


Entre o consumo da casa e a produção de electricidade conseguida com as telhas solares (assistidas por uma bateria Powerwall) poucas são as vezes em que o sistema tem necessidade de ir buscar electricidade à rede - pelo contrário, diariamente conseguem sempre vender a energia produzida em excesso.

Se isto não é (mais um) exemplo de como se deveria promover a adopção de painéis solares a facilitar a sua interligação à rede, não sei o que o seja; e seria também a forma mais simples de lidar com o cenário "apocalíptico" que alguns vão apontando para a proliferação dos veículos eléctricos. É que desta forma, todos poderiam carregar os seus carros em casa, sem custos extra (para além da aquisição dos painéis / telhas e baterias)... o que por outro lado poderá ser o verdadeiro cenário aterrador para quem quiser manter o estado das coisas tal como está, incluindo aquelas fantásticas "taxas de potência contratada" e afins....

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails