quinta-feira, 21 de junho de 2018

Transforma uma campainha antiga numa smart doorbell com um sensor de portas da Xiaomi


Quando se começa a dar inteligência a uma casa é inevitável chegarmos a um ponto em que queremos saber quando alguém toca à campainha - e o mais surpreendente será descobrir que isso se pode fazer de forma muito mais simples (e económica) do que se poderia imaginar, usando um sensor de portas da Xiaomi.

Os sensores wireless da Xiaomi são uma verdadeira tentação, pois o seu preço reduzido permite-nos literalmente espalhá-los pela casa toda (até para detectar quando se abre a porta do frigorífico!) E consequentemente, graças a essa valor reduzido, podem até ser utilizados para muitas outras funções.

No final do ano passado vimos como, com um alguns fios soldados, se podia transformar um sensor de portas / janelas num interruptor de parede. Hoje temos um projecto com espírito idêntico, mas que nem sequer necessita de um ferro de soldar. Para trazer uma campainha de porta dos tempos antigos para a era da modernidade, bastou colocar o sensor directamente na campainha, numa posição em que o electroiman que faz actuar os pistões também faz actuar o seu sensor magnético.

Ou seja, sem qualquer alteração ao circuito da campainha, passamos a ter um sinal que pode ser reencaminhado para o gateway da Xiaomi e ser usado como disparo para qualquer automação que deseje (incluindo ser notificado) ou, fazê-lo chegar a um sistema com o Home Assistant, com ainda maior versatilidade quanto ao que se pode fazer.


... Fico curioso para saber qual será a próxima coisa a dar um uso criativo a estes sensores... :) (E não, mete-los no tampo da sanita para saberem se alguém se esqueceu dele levantado não vale... também já foi feito! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails