segunda-feira, 11 de junho de 2018

Como usar um tablet para controlar as luzes de casa


Já por diversas vezes temos falado de como actualmente nos podemos dar ao luxo de usar tablets como "controlos remotos" para as nossas casas inteligentes, e hoje trazemos um exemplo de como o podem fazer.

Considerando que hoje em dia podemos comprar tablets a preços ridiculamente reduzidos (por exemplo, este ALLDOCUBE iPlay 8 por cerca de 40 euros ) por vezes pode revelar-se mais económico colocar um tablet em cada divisão da casa do que estar a tentar arranjar forma de conseguir manter os interruptores tradicionais na parede (sendo que uma das opções é meter o próprio tablet montado na parede).

Desta forma, em vez de um simples interruptor, temos acesso a um imenso mundo de potencialidades como nos mostrar este Project Yee criado para controlar as lâmpadas Yeelight da Xiaomi a partir de um tablet, mas cujas capacidades vão para além disso, podendo servir como controlo remoto do Kodi ou para reprodução multimédia.

Há diferentes módulos envolvidos, dependendo da complexidade das coisas que quiserem controlar; mas na sua base temos a utilização do SquareHome 2 que facilita a criação de um launcher com botões grandes para apps e widgets, bem adequado para o fim a que se destina. Depois, temos a possibilidade de melhorar o sistema com alguns extras, como utilizar o Motion Detector para detectar movimento e ligar o ecrã (necessita de root) ou até tirar uma foto e enviar-vos para o email, caso esteja em modo "alarme" num horário em que não deveria estar em casa; etc. etc.

Como sempre... a imaginação é o limite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails