quarta-feira, 2 de maio de 2018

Aspirador Xiaomi V1 já pode aspirar zonas via HA


Quem tiver comprado um dos primeiros aspiradores robot da Xiaomi acaba de ganhar uma funcionalidade da 2ª geração, para aspirar divisões específicas, e com a ajuda do Home Assistant, permite que se possa fazer pedidos por voz do tipo: "Aspirador limpa a cozinha".

Até agora, os possuidores do primeiro aspirador robot da Xiaomi poderiam sentir-se discriminados face aos que tinham o modelo de segunda geração, pois mesmo sabendo que o robot fazia o mapa da sua casa, não tinha a capacidade para aspirar apenas determinadas zonas. Felizmente a Xiaomi disponibilizou uma actualização de firmware que vem resolver esta questão... e abrir as portas a mais possibilidades de controlo via o Home Assistant (com ajuda do Google Assistant e IFTTT para processar os comandos de voz).



O processo não é ainda tão simples quanto seria desejável (nisto das automações domésticas raramente é) e para além da actualização do firmware obriga a passos mais chatos para se descobrir o "token" de acesso ao robot e fazer alguns cálculos para se ter uma ideia das coordenadas que correspondem a cada divisão de nossa casa... mas é daquelas coisas que depois nos recompensa com a capacidade de podermos mandar o robot aspirar divisões específicas da casa com um simples comando de voz.

... Afinal, não é para isso que queremos uma casa "inteligente"? :)

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails