sábado, 26 de maio de 2018

Akita vai vigiar equipamentos IoT domésticos


À medida que se vão acumulando dispositivos inteligentes em nossas casas vão também aumentado as possíveis portas de entrada para hackers devido a falhas de segurança nos mesmos, e é precisamente isso que este Akita quer ajudar a evitar.

Se por um lado temos que nos preocupar com os produtos mal-configurados, mais grave é quando temos que lidar com falhas que não dependem de uma má configuração mas sim de uma qualquer vulnerabilidade que exista num qualquer dispositivo sobre o qual nem pensamos: como uma câmara de vigilância ou até um simples termóstato ou sensor de movimento.

Este Akita é um módulo que bastará deixar ligado à rede doméstica, e que analisará as comunicações e dispositivos que estão ligados, prometendo detectar e proteger dispositivos vulneráveis - onde a "protecção" é feita desligando os dispositivos em risco da rede.

A ideia do Akita vai mais longe, ao pretender criar toda uma comunidade sustentável de descoberta de vulnerabilidades e a criação de uma base de dados em blockchain para garantir a sua segurança a longo prazo. Sendo que também será este o seu maior risco... pois se não conseguir atrair pessoas suficientes parece-me que fica posta em causa a sua capacidade de reconhecer equipamentos vulneráveis a médio e longo prazo...

Ainda assim, a ideia é interessante... e penso que equipamentos deste tipo se irão tornar obrigatórios à medida que se vão tendo mais e mais dispositivos "IoT" em casa.

Para os interessados, o Akita está disponível a partir de $99, e com promessa de entrega para Junho deste ano.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails