domingo, 8 de abril de 2018

Xiaomi leva assistente digital Xiao Ai aos smartphones


A Xiaomi já tinha revelado a sua assistente digital integrada na sua coluna inteligente o ano passado, mas agora a Xiao Ai passa a estar disponível nos smartphones Xiaomi na China, através da MIUI.

Enquanto no ocidente a guerra vai sendo travada pela Alexa, Google Assistant e Siri (com o Bixby da Samsung a tentar intrometer-se ali no meio), na China as coisas complicam-se para as empresas ocidentais... com as marcas da casa a terem vantagem, como demonstra a Xiaomi.

A Xiao Ai parece ser capaz de fazer tudo aquilo que as suas congéneres ocidentais conseguem fazer (responder a perguntas sobre factos, fazer cálculos, dizer o estado do tempo, definir alarmes, etc.), mas também tirando partido das integrações com o WeChat (por exemplo, permitindo mandar dinheiro directamente para um amigo; ou publicar as selfies que se acabaram de tirar) e claro, não se esquecendo também da integração com os seus dispositivos inteligentes - permitindo dizer ao aspirador robótico que comece a aspirar, ou acender e apagar luzes.

É um mega-ecossistema que a Xiaomi possui e que nenhuma outra marca detém, em termos de quantidade e variedade de "extras", e que esta integração acrescida via assistente digital torna cada vez mais apetecível. Afinal... para quê comprar algo de outra marca, se na Xiaomi se encontram as coisas que se querem, com qualidade acima da média... e preço abaixo da média?

... Só não se deverá ter muitas esperanças que esta Xiao Ai aprenda a falar outra língua nos próximos tempos... (por outro lado, poderá ser uma excelente companhia para quem quiser aprender a falar chinês! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails