quinta-feira, 29 de março de 2018

Pack 3 Sonoffs a €14.93


Os módulos da Sonoff vieram revolucionar o panorama da automação doméstica, permitindo automatizar e controlar remotamente todo o tipo de equipamentos, a baixo custo.

Já por cá falamos dos módulos Sonoff de 4 canais e do módulo com medição de consumos; mas hoje vamos falar dos módulos mais básicos, em que cada um permite controlar um equipamento (ou circuito), sendo que podem comprar três Sonoffs por 14.93 euros.

Para quem não estiver ao corrente, estes pequenos módulos actuam como relés que permitem ligar ou desligar qualquer equipamento que a eles se ligue, a partir de uma app no smartphone - mesmo quando se está fora de casa - e contam também com integração com a Alexa da Amazon e o Google Assistant; o que permite ligar ou desligar coisas com um simples comando de voz.



Além do seu baixo custo (em tempos não muito distantes seria impensável fazer o que estes módulos permitem, sem que se tivesse que gastar dez vezes mais, pelo menos!) temos como vantagem adicional a facilidade com que se pode trocar o seu firmware por outros alternativos. Ou seja, se não quiserem ficar dependentes do serviço disponibilizado pela ITEAD (os fabricantes destes módulos), poderão regravá-los com outro firmware que os deixará completamente sob o vosso controlo, e facilitando a sua integração em sistemas como o Home Assistant ou outros.

Ainda recentemente tivemos um caso prático, de um dos nossos leitores que queria usar um módulo (de 4 canais) para controlar um sistema de rega e tinha chegado ao limite dos temporizadores programados existentes. A solução passou por usar um firmware alternativo, onde aumentamos o número de temporizadores disponíveis... e ficou o assunto arrumado! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails