sábado, 31 de março de 2018

Google Assistant prestes a ganhar rotinas completamente personalizadas


Há pouco mais de uma semana o Google Assistant ganhou a capacidade de gerir rotinas diárias, mas a sua implementação revelou-se incrivelmente limitada e restritiva - algo que a Google deverá resolver muito em breve, como é indiciado na Google app 7.24.

A capacidade de gerir rotinas - sequências de eventos - para coisas frequentes é essencial em qualquer sistema "inteligente" que se preze. Quem chega a casa não quer fazer manualmente coisas como "ligar as luzes, ligar a rádio ou TV, enviar um SMS aos familiares a dizer que já chegou, etc." quer que isso seja tratado de forma automática. Por isso, as rotinas no Google Assistant eram algo muito esperado... mas que quando chegou, deixou bastante a desejar.

Para começar a Google limitou o número de rotinas a seis, e para situações pré-determinadas. Se isso era mau, pior ainda foi limitar o tipo de comandos que se podiam efectuar em cada uma delas; resultando em coisas como: na rotina de "estou a ir para casa" podemos usar comandos de enviar mensagens; mas não podem enviar mensagens na rotina de "sair de casa" ou "estou a ir para o trabalho"!

Algo que a Google também reconhecerá ser incrivelmente frustrante, preparando a capacidade dos utilizadores criarem as suas próprias rotinas completamente personalizadas e com acesso a todos os comandos - não só para as seis condições anteriormente existentes, mas para tudo e qualquer coisa que queiram: se quiserem criar uma rotina "vou tomar banho", que ajuste as luzes na casa de banho, ligue a música, e coloque o smartphone em silêncio, poderão fazê-lo sem qualquer problema.

... Eu até iria já um pouco mais longe, e criaria uma loja de rotinas diárias onde os utilizadores pudessem partilhar as suas rotinas, nem que fosse como forma de inspirar outros. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails