sábado, 6 de janeiro de 2018

Módulos Sonoff ficaram offline com a chegada de 2018


Os populares módulos Sonoff (nossos bem conhecidos) entraram em 2018 com péssimas notícias para os seus utilizadores, pois deixaram de funcionar durante dias sem qualquer explicação - e só agora a Sonoff explica o que se passou.

Para quem não os conhece, os Sonoff são módulos de custo reduzido que basicamente permitem ligar e desligar coisas remotamente, podendo ser controlado tanto a partir de uma app no smartphone como através de serviços externos como o IFTTT, Alexa, ou Google Assistant. Por norma tudo funciona bem... até que não funcione; e foi precisamente isso que fez desesperar todos os seus utilizadores ao longo dos últimos dias.

Depois de muitas frustrações dos utilizadores, que tentavam resolver o problema com reboots, reconfigurações dos módulos e dos routers, e tudo o mais que se lembrassem, a Sonoff lá veio revelar que o problema estava do lado deles, tendo a ver com a incapacidade dos seus servidores aguentarem com a carga na região da Europa - situação que dizem ter sido complementada com um "ataque DDoS" mas parecendo-me que esse "ataque" seriam apenas os muitos milhares de módulos a tentarem aceder ao serviço assim que este ficou disponível.

O serviço já foi retomado parcialmente (funcionalidades como ligação ao IFTTT continuam desligadas) e a Sonoff diz que terá tudo 100% operacional durante o mês de Janeiro - mas muitos utilizadores continuam a achar que esse é um prazo demasiado longo para um sistema que poderá ser "crítico" para inúmeras pessoas. Pelo lado positivo, a Sonoff parece ter aprendido a lição com este episódio e já tem preparado um modo de funcionamento local, que permitirá aos utilizadores controlar os seus módulos directamente na sua rede local sem ficarem dependente do serviço na cloud (algo que deveria ter existido desde sempre) - algo que também abre as portas a que potencialmente se possa ter a integração destes módulos directamente com o Home Assistant e outros sistemas, sem necessidade de recorrer a um firmware alterado.

Seja como for, é mais um exemplo de como a dependência total da cloud acaba inevitavelmente por correr mal.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails