quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Interruptor touch "OnOfre" substitui os interruptores de parede


Quando se começa a dar inteligência às casas rapidamente se chega ao ponto de ter que lidar com os interruptores de parede. Este OnOfre, criado pelo Bruno Horta, é um módulo inteligente que mantém o aspecto exterior dos mesmos, mas troca a sua actuação físico por actuação touch (e com actuação remota também).

O BH OnOfre é um pequeno módulo que recorre ao nosso bem conhecido ESP8266 para criar um interruptor touch inteligente que pode ser integrado no Home Assistant (ou outros sistemas com MQTT) e que tem a vantagem de ter um tamanho bastante compacto que lhe permite ser integrado na caixa do interruptor, facilitando a sua instalação.

Seria fácil manter a comutação local do mesmo usando o movimento tradicional do interruptor, mas neste caso troca-se isso por um pequeno sensor touch que detecta os toques feitos através do plástico do interruptor, dando um "toque" de maior modernidade e também eliminando o desgaste mecânico (e neste caso torna-se necessário, para eliminar o volume ocupado pelo sistema de modo a permitir a instalação do OnOfre - embora fique o desafio de se criar um micro-modulo ainda mais compacto, ao estilo dos X10 e Z-Wave, que pudesse ser instalado atrás do interruptor convencional. :)

Um excelente projecto open-source que nos mostra que em Portugal não faltam makers cheios de ideias a fazerem coisas boas e a partilharem-nas. Se se interessam por estes assuntos, ficam convidados a juntarem-se ao grupo Movimento Maker Portugal no Facebook, onde o Bruno Horta está a uma mensagem de distância.




Este era uma das primeiras versões, ainda sem o módulo completo que vemos nos vídeos acima, mas que já permitirá ficar com uma ideia de como fica o resultado final.

3 comentários:

  1. Eu ja instalei varios sistemas inteligentes (JG,simon,came,etc)e ainda no que toca aos interruptores nao vejo vantagem em os controlar sendo k entramos por ex: temos que ligar desligar com as maos e nao faz sentido gastar € para o efeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão é que ter controlo manual (para além do "automático") continua a ser essencial para muitos casos; e para muitas pessoas, é mais prático continuar a manter o sistema tradicional de um botão na parede do que lhes dizer que tem que pegar no smartphone, abrir a app X, procurar a lâmpada Y, e acender ou apagá-la.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails