terça-feira, 31 de outubro de 2017

Como controlar as lâmpadas YeeLight da Xiaomi com o Google Assistant


No outro dia vimos como por o Google Assistant sempre à escuta num Raspberry Pi, hoje vamos ver como o podemos usar para controlar as lâmpadas inteligentes YeeLight da Xiaomi.

Longe vão os tempos em que ter lâmpadas "inteligentes" implicava pagar uma fortuna por cada uma delas. A família YeeLight da Xiaomi é disso exemplo, actualmente permitindo-nos encontrar coisas como lâmpadas RGBW por pouco mais de 10 euros; fitas LED RGB por menos de 20 euros; ou luzes de tecto por 50 euros. Mas, como já referimos por diversas vezes, lá por se ter lâmpadas inteligentes não quer dizer que a sua utilização seja automaticamente mais prática.

Embora se possa continuar a utilizar estas luzes de forma convencional (no interruptor de parede) as suas vantagens vão muito para além disso; o problema é que não é pratico estar a arrancar uma app de cada vez que se quer acender, pagar, ou mudar a cor ou intensidade de cada lâmpada. Muito mais prático será simplesmente dar um comando de voz através do Google Assistant; e felizmente o sistema Yeelight já conta com integração oficial com o Home Assistant (anteriormente tinha que se fazer a ligação através do IFTTT, usando o Google Assistant como trigger, com os comandos pretendidos, e as acções através do serviço Yeelight no IFTTT - técnica que ainda por ser utilizada, para opções ainda mais variadas).

O processo é bastante simples, sendo apenas necessário que inicialmente emparelhem as lâmpadas usando a app da Xiaomi (e certificando-se que escolhem o servidor de Singapura e não o da China), e de seguida adicionando as lâmpadas ao Google Assistant. Depois... é só atribuírem os nomes pretendidos a cada lâmpada... e pedirem ao Google Assistant para fazerem o que quiserem com elas: acender, apagar, ajustar a intensidade ou até mudar de cor, no caso das fitas e lâmpadas RGB.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails