sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Tesla já instalou os primeiros telhados solares


A semana está a ser em grande para a Tesla, depois de entregar os primeiros Model 3 ficamos também a saber que já foram concluídas as primeiras instalações dos telhados com as suas telhas solares.

A ideia destas telhas solares é a de evitar o desperdício de instalar um telhado para depois o cobrirmos com painéis solares, sendo que assim as próprias telhas servem de painéis solares e fazem a protecção devida - e com a vantagem (se o quisermos considerar vantagem) de se manter o aspecto estético das telhas tradicionais.


Sem grandes surpresas, e tal como está a acontecer com os Model 3, estas primeiras instalações de telhados solares estão a ser feitas em casas de funcionários da Tesla (e do próprio Elon Musk, obviamente), o que automaticamente permite que esta primeira fase seja de "beta testing" sem ter que lidar imediatamente com o escrutínio público de clientes potencialmente mais problemáticos.

Pessoalmente, acho piada a este conceito, mas acho que acaba por ser um erro tentar limitar os telhados solares ao formato das telhas convencionais. Faria muito mais sentido repensar os telhados por forma utilizar os painéis como cobertura, mas usando painéis de maiores dimensões, que também poupariam e tempo a nível da instalação. Aliás, a própria Tesla também tem painéis solares de baixo perfil que passam quase despercebidos nos telhados... e parece-me que seria mais vantajoso ir apostando nesse formato como "telhado" em vez das telhas pequenas.

De qualquer forma, o que interessa é que se tire o máximo partido do Sol... e se se conseguir acumular energia suficiente durante o dia para usar à noite e carregar um carro eléctrico, é o que se quer! :)

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails