quinta-feira, 24 de agosto de 2017

MIT cria sistema wireless de analise de sono


Gostavam de complementar o tracking de actividade durante o dia com análise dos padrões de sono durante a noite, mas sem que isso significasse dormir com uma bracelete ou algo sob os lençóis ou colchão? Investigadores do MIT têm a solução.

Os wearables podem ter contribuído para termos uma noção mais exacta de tudo o que fazemos durante o dia, mas nem todos gostam de os usar durante a noite, altura em que muitos deles têm que ser postos a recarregar. Para além disso, estes wearables limitam-se a monitorizar movimentos, não sendo propriamente adequados para uma análise de sono com a qualidade desejada - coisa que investigadores do MIT resolveram de uma forma bastante simples,

O sistema do MIT recorre a um aparelho que pode ser colocado em qualquer ponto do quarto, e que consegue detectar padrões de sono com a mesma fiabilidade que um sistema EEG para análise de sono, de forma completamente wireless e sem necessidade do utilizador usar qualquer dispositivo adicional. A "magia" é feita através da emissões de sinais de rádio de potência reduzida (muito inferior ao WiFi) e a análise dos sinais reflectidos pelo nosso corpo.

Para além do conforto de ser algo que simplesmente funciona sem interferir com a rotina normal dos das pessoas; parece-me o tipo de aparelho que bem poderia ser utilizado em nossas casas para múltiplas funções, tal como detecção de presença, e até detecção de situações de alarme, como quando alguém cai ou deixa de respirar, podendo alertar os serviços de emergência de forma imediata.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails