sexta-feira, 23 de junho de 2017
Como abrir um portão de garagem com um toque do telemóvel
No outro dia falei-vos de um curso de Internet of Things que dava uso ao ESP8266, hoje trago-vos um projecto que recorre a um Arduino para criar um módulo de abertura de portas de garagem remotamente com um toque do telemóvel.
Como tinha referido, quando se começa a brincar com Arduino e ESP8266, o difícil é parar de imaginar todo o tipo de projectos em que os poderemos dar uso para fazer coisas que sempre desejamos, a custo bastante reduzido. Este projecto que vos trago hoje usa um Arduino e um módulo GSM para abrir um portão de garagem quando se dá um toque para o número do cartão SIM que nele colocarmos.
Antes de seguirem o projecto à letra, convirá espreitar a parte que sugere melhoramentos. Um deles será utilizar um Arduino Pro Mini em vez do Arduino Nano, que facilitará a parte da comunicação com o módulo GSM; e em vez de se preocuparem demasiado com a electrónica para fazer o reset do módulo, poderão optar por recorrer a um módulo de relé já feito, e que resolve o assunto de forma mais simples.
Outra sugestão que eu faria seria, em vez de abrir o portão com um simples toque de qualquer número, exploraria a possibilidade de detectar o número de telefone que está a fazer a chamada, para só abrir o portão no caso do toque estar a ser dado por um dos números autorizados. Mesmo tendo em conta que o portão se fechará automaticamente passados alguns minutos, será sempre mais seguro evitar que uma chamada acidental o fizesse abrir desnecessariamente - embora também não fosse difícil combinar os projectos referidos no curso de Internet of Things para que o abrir do portão fosse acompanhado pelo envio de uma notificação para o utilizador; assim saberia sempre que o portão da garagem se abrisse.
Aliás, acabaria por ser mais fácil fazer este sistema usando comunicação via internet, se estiverem dispostos a depender da "cloud" para isso, em vez de dependerem da rede GSM e da necessidade de usarem um cartão extra só para isto. Mas, considerando que adicionar GSM a um Arduino ou ESP8266 é algo que se pode fazer por menos de 7 euros, será sempre uma opção a considerar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário