quinta-feira, 6 de abril de 2017

Samsung Connect Home traz-nos routers WiFi que também são hubs SmartThings


A Samsung parece finalmente começar a apostar na sua aquisição da SmartThings, e prepara um sistema de rede WiFi em mesh que também integra hubs ZigBee e Z-Wave.

Vários fabricantes têm apostado nos sistemas WiFi em mesh, que prometem resolver os problemas de cobertura WiFi em todas as casas, utilizando uma rede de routers que são capazes de se configurar automaticamente e expandir a rede WiFi utilizando canais dedicados para a comunicação entre si; mas no caso do Samsung Connect Home, para além disso também temos a vertente de automação doméstica com conectividade Z-Wave e ZigBee.

Quem se aventura no mundo das casas inteligentes sabe que é quase inevitável ter que recorrer a um hub/bridge que faça a interligação entre a nossa rede doméstica e a rede de comunicação utilizada pelos dispositivos - quer se tratem de lâmpadas Hue da Philips, ou sistema Z-Wave, ou RF, etc. Uma vez que alguns fabricantes têm por hábito criar protocolos específicos, muitas vezes temos que acumular múltiplos hubs.

Com este Samsung Connect Home o assunto poderá ficar simplificado para os dispositivos ZigBee/Z-Wave, pois estes router mesh da Samsung não servirão apenas para expandir a rede WiFi, como também poderão ser usados para expandir essas redes - sendo bastante úteis para aqueles casos em que mesmo a rede mesh destes dispositivos não for suficiente para garantir uma cobertura ideal de toda a casa, especialmente em casos em que se tem um dispositivo bastante afastado de todos os outros.

Por agora esta gestão será feita através da app Connect Home, que nesta fase inicial estará apenas disponível para o Galaxy S8, mas que será disponibilizada para outros dispositivos Android até ao final do ano (e até possivelmente para iOS). Mas, acaba por ser mais um ponto a favor da escolha de produtos SmartThings ou compatíveis e dispensa a necessidade de um hub específico para eles.

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails