segunda-feira, 27 de março de 2017

Japão cria célula solar com 26.6% de eficiência


As células solares de silício têm-se mantido perto dos 20% de eficiência, mas investigadores japoneses quebraram o recorde com uma nova célula solar que já atingiu os 26.6%.

Quando se fala de células solares todos os pontos percentuais são importantes, e agora temos mais um avanço que pode ajudar a reforçar o interesse nesta tecnologia. As células solares de silício têm uma eficiência máxima teórica de 29%, mas que depois na prática se tem mantido nos 20 e poucos porcento. Células de referência já conseguiram atingir 25%, mas agora esta nova célula bate todos os recordes e chega aos 26.6%.

Embora ainda seja preciso mais trabalho até que estas células possam ser montadas em painéis solares, temos desde já o ponto positivo de que o seu processo de fabrico poderia ser feito usando a maquinaria já utilizada para o fabrico de células solares, pelo que não seria difícil converter as actuais linhas de produção e melhorar a eficiência.

Ponto a ponto... lá nos vamos aproximando dos 29% teóricos - se bem que por mim, já ficava plenamente satisfeito com os 26.6%. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails