terça-feira, 11 de outubro de 2016

Panasonic mostra-nos botões sem fios e sem pilhas


A utilização de dispositivos sem fios pode ser cómoda, mas essa comodidade é conseguida à custa de outras "chatices", como a necessidade de recarregar baterias ou trocar pilhas. Não é essa a intenção da Panasonic, que está a trabalhar em botões sem fios... e sem pilhas.

A ideia de criar botões (e outros dispositivos) wireless que dispensem pilhas não é nova, e neste caso consiste no aproveitar do movimento mecânico de actuação num botão para gerar a energia necessária para o seu funcionamento e envio dos dados relevantes.

É precisamente pela necessidade de actuação mecânica - neste caso - que o método se adequa perfeitamente a botões de pressão, que poderiam ser colocados em cadeiras, sofás, permitindo o ligar/desligar de luzes e outros equipamentos assim que nos sentarmos; ou então em pequenos botões que se podem levar para qualquer lado sem qualquer constrangimento dos "cabos" e livre das preocupações de que as pilhas se acabem no pior momento possível.

O sistema poderá ser facilmente adaptado a muitas outras situações, como por exemplo, sensores nas portas, usando o movimento de abertura e fecho para gerar energia; e resolvendo a frequente situação de não ser fácil lá se fazer chegar electricidade (ou a da troca das pilhas).

A única parte mais chata é que a Panasonic ainda não avançou com uma data para a comercialização destes produtos, mas esperemos que seja para breve.


2 comentários:

  1. Este produto não tem nada de inovador. Existe um protocolo de domótica sem fios sem alimentação há anos, o Enocean. Eu não uso (prefiro Z-Wave), mas sei que é compatível com várias boxes de domótica (Vera, eedomus, jeedom, somfy)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já falamos dos Enocean... em 2008. :)
      http://aminhaalegrecasinha.com/2008/01/interruptores-sem-fio-e-sem-pilhas.html

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails