quarta-feira, 5 de outubro de 2016

CrowdNett subsidia Tesla Powerwalls para criar uma rede de energia distribuída


Para se atingir o futuro eléctrico que se deseja vai ser necessário repensar as redes de geração e distribuição de electricidade, e já temos na Europa empresas a apostar nisso. O CrowdNett da Eneco subsidia a aquisição da baterias Powerwall da Tesla em troca de 30% da sua capacidade.

As Powerwall da Tesla permitem-nos sonhar com a eventualidade de podermos viver apenas à custa da energia solar recolhida durante o dia, mas o seu preço de 7000 euros (para além dos painéis solares e demais equipamento) não estará ao alcance de todos. É aí que a Enero avança com o CrowdNett, um programa que facilita a aquisição das Powerwall em troca de parte da energia acumulada.

Em vez de pagarem 7000 euros para terem uma Powerwall em casa, este programa permite que o façam por uns mais simpáticos 4500 euros. Para além disso, terão os participantes receberão 450 euros por ano por um período mínimo de 5 anos, o que faz com que o custo efectivo seja ainda mais reduzido.


Em troca, a Eneco terá acesso a 30% da capacidade da Powerwall, o que lhes permite criar uma rede de baterias sempre pronta a aliviar a rede eléctrica nos períodos de pico e de forma praticamente instantânea. Por agora este programa, na Holanda, irá contar com 400 participantes (que terão obrigatoriamente que já ter uma instalação de painéis solares fotovoltaicos), mas a intenção é alargar o serviço a toda à Europa, e esperemos que o nosso solarengo Portugal não fique de fora.

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails