quinta-feira, 18 de agosto de 2016
MIT cria vidro capaz de mudar entre transparente e opaco de forma rápida
O sonho de ter vidro que se possa tornar opaco ao toque de um botão parece estar a aproximar-se, e investigadores do MIT criaram um sistema que não só o permite fazer de forma quase instantânea, como também não gasta electricidade para manter o estado em que estiver.
Embora já existam vidros com capacidade para alterar o grau de escurecimento que produzem, esse operação é algo que pode demorar minutos a fazer efeito, o que impede a sua utilização em aplicações onde o tempo de resposta tivesse que ser imediato. Com este novo sistema do MIT, superam-se esses, e outros problemas.
Este vidro do MIT não só consegue mudar a sua tonalidade em poucos segundos, como consegue mudar de um modo 100% transparente para um modo quase 100% negro (outros sistemas electrocromáticos conseguem obter apenas uma tonalidade colorida - como azul ou verde.)
Mas as vantagens não se ficam por aqui, pois para além disto, este vidro também é capaz de manter o seu estado actual sem gastar energia. Com os sistemas existentes, é necessário estar a continuamente a aplicar energia para manter o estado "não natural".
O único problema é que se trata apenas ainda de tecnologia experimental, e que mesmo que consiga cumprir com tudo o que promete, deverá estar ainda a anos de distância de poder chegar ao mercado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário