terça-feira, 2 de agosto de 2016

IMI pode aumentar 20% para quem tiver terraços e "boa vista"


Morar numa casa com vista para uma ETAR ou cemitério poderá reduzir o valor tributário da casa em 10%; mas quem morar numa casa com boas vistas, terraços e outros elementos considerados positivos, arrisca-se a ser penalizado em 20%. Alterações que irão aumentar a confusão e variação numa coisa que se gostaria de ver simplificada e clarificada.


O IMI é um daqueles impostos que já deixa grande parte das pessoas com casa própria descontentes (e a pagar uma renda permanente ao Estado) e que agora foi revisto e passa a ter em conta coisas como a localização e os elementos circundantes.

Não faltam casos de imóveis idênticos (como apartamentos ou casas geminadas) que pagam IMI diferente, simplesmente por um dos moradores ter decidido manter a sua casa "bonita" e com um jardim arranjado, enquanto ao lado um vizinho deixou a casa com mau aspecto. Nesta situação, absurdamente, dá-se vantagem a quem tenha as coisas com mau aspecto (e já nem vou ao ponto de dizer que as penalizações deviam ser invertidas... contentava-me com que fossem simplesmente tratados de igual forma.)

Esta actualização do IMI não é automática, mas a reavaliação pode ser requerida pela câmara. Pelo que, se têm uma casa com "boa vista"... é melhor irem-se preparando para pagar mais por isso num futuro não muito distante.

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails