segunda-feira, 30 de maio de 2016

Suécia está a mudar uma cidade de sítio


Kiruna é a cidade mais a norte na Suécia, e que agora é alvo de uma das mais ambiciosas obras de engenharia do nosso século, pois a cidade vai mudar de sítio.

Não se pense que a cidade está a mudar-se por capricho que algum presidente de câmara; trata-se de uma questão de necessidade. Kiruna é uma cidade mineira, e actualmente a cidade está literalmente a afundar-se devido à deformação do solo, obrigando a este ambicioso projecto de engenharia - que se complica pelo facto de se tratar de uma cidade que fica acima do círculo polar, com as respectivas temperaturas reduzidas, neve com fartura, noite constante durante parte do ano,

O projecto é ambicioso mas não se pense que será feito de um dia para o outro. O processo irá demorar cerca de duas décadas, com os actuais habitantes a terem a opção de venderem as suas casas à empresa mineira pelo valor de mercado + 25%; ou optarem por receber uma nova casa gratuitamente na nova localização.

... Por mim, já chegava ter ficado pelo "círculo polar"... e pedia para que a nova localização fosse uns milhares de quilómetros mais para Sul - em Portugal, por exemplo. :)


Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails