quarta-feira, 4 de maio de 2016

DONA - sistema de domótica feito em Portugal


Portugal já tem uma boa tradição quanto à criação de sistemas para domótica, e agora surge um que se quer destacar pela facilidade de utilização e um preço acessível: o DONA.

À primeira vista o DONA não parece ter nada de especial. Trata-se de "mais um" sistema de domótica que aposta nos seus módulos proprietários de controlo (para iluminação, estores, rega, tomada, e aquecimento) e de um mini servidor de tamanho compacto que trata de toda a inteligência e permite o controlo remoto a partir das apps.

Mas, o DONA aposta num aspecto que por vezes é esquecido, o da facilidade de configuração com um sistema visual que está ao alcance de qualquer entusiasta; e também o de ter preços competitivos que poderão dar-lhe alguma vantagem sobre sistemas alternativos.

É um sistema que vale a pena espreitar, mas que também aconselha a que se tenha alguma cautela. É que o maior problema nestas coisas não é apenas escolher um sistema "bom e barato", mas ter também alguma confiança de que o mesmo ainda estará funcional daqui por 5 ou mais anos. Nesse aspecto, e tendo em conta a "juventude" do DONA, haverá certamente quem prefira optar por soluções que fiquem menos dependentes de uma única empresa ou de módulos proprietários.

Mas, vamos acreditar que o DONA seja um sistema para durar, e que daqui por uma década ainda por cá esteja a mostrar que em Portugal também se fazem coisas boas. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails