domingo, 10 de abril de 2016

IKEA deixa criar cozinha de sonho em VR


Com a ajuda da realidade virtual, a IKEA dá a qualquer pessoa a possibilidade de criar e passear pela sua cozinha de sonho, sem ter que gastar um euro que seja.

A IKEA sempre abraçou as novas tecnologias, como demonstra o seu catálogo em realidade aumentada, e por isso já seria de esperar que também o fizesse com a realidade virtual. É precisamente o que se torna possível com este IKEA VR Experience, disponível gratuitamente no Steam, e que permite tirar partido de sistemas como o HTC Vive para nos fazer entrar dentro de uma cozinha virtual, onde podemos interagir com os equipamentos e experimentar diferentes opções e acabamentos.

Considerando que os programas de visualização 3D são uma das mais populares ferramentas para quem está a planear remodelações (ou casas novas), é perfeitamente natural que seja também um dos alvos principais para a tecnologia VR neste fase inicial. Por muito útil que seja ver uma sala (ou cozinha, neste caso) em 3D no monitor de um computador, nada se compara a poder estar realmente dentro desse espaço e ter uma ideia mais realista das distâncias e dimensões de tudo. Aliás, esta app da IKEA tem até uma opção curioso, que nos deixa simular a perspectiva de pessoas de diferentes alturas, o que permite ver a sala como se fosse uma criança... e assim reparar em pormenores que poderiam passar despercebidos a um adulto.


Não me parece que alguém vá gastar 700 ou 800 euros num sistema de realidade virtual neste momento, unicamente para poder ver uma cozinha em VR; mas, para quem tiver acesso a estes equipamentos, será mais uma das ferramentas que poderá utilizar. (E para empresas que façam modelação de interiores, é mais um ponto a favor do investimento em equipamento VR, como forma de diferenciação. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails