segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016
Rectena óptica converte luz em electricidade
Converter luz em electricidade é algo que se pode fazer com um painel solar; mas agora investigadores propõe a utilização de uma antena capaz de funcionar as frequências da luz visível, e que poderá ser mais eficiente que qualquer célula solar.
As rectennas são antenas rectificadoras, que permitem converter a energia electromagnética das ondas de rádio em electricidade. O sistema não é novo e é conhecido há décadas, sendo usado para a transmissão de electricidade sem fios, e podendo ser encontrada um pouco por todo o lado - nas tags RFID, por exemplo.
Mas, há muito que se tentava sem sucesso criar uma rectenna capaz de funcionar às frequências da luz visível, o que permitiria aproveitar a luz do Sol para gerar energia de forma directa, potencialmente com maior eficiência e a custo muito mais reduzido que as dispendiosas células solares.
E foi isso mesmo que alguns investigadores conseguiram fazer, criando a primeira rectenna capaz de converter luz em electricidade.
Por agora o sistema tem uma eficiência muitíssimo reduzida (menos de 1%) mas o objectivo era o de simplesmente demonstrar que a tecnologia poderia funcionar. Daqui para a frente o desafio será melhor o processo de fabrico, que recorre a nanotubos de carbono, para ver até onde se poderá elevar a sua eficiência. Mesmo que se fique por 1% existem aplicações onde esta rectenna óptica será útil, mas os investigadores acreditam que se poderão atingir valores de 40%, o que tornaria estas rectannas numa forma revolucionária de aproveitar a energia solar.
Esperemos que tenham sucesso, e que daqui por alguns anos se possam ter painéis solares com 40% de eficiente a custo reduzido.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário