segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

WiFi 802.11ah HaLow quer substituir o Bluetooth na Internet of Things


Depois de muitos anos a não poder competir com o Bluetooth em termos de custo e eficiência energética, a WiFi Alliance prepara-se para lançar a sua proposta que poderá significar o princípio do fim para o Bluetooth, ZigBee e outros sistemas de comunicação low-power.

Já nos custará recordar os tempos em que o WiFi era encarado como um luxo e implicava a compra de cartões PCMCIA ou placas de expansão. O WiFi foi-se popularizando, e actualmente podemos encontrá-lo praticamente por todo o lado, até em aparelhos de custo reduzido. Ainda assim, temos inúmeras aplicações onde não é recomendável utilizar o WiFi, e onde coisas como o Bluetooth (ou o ZigBee) são mais adequados... particularmente em situações onde o baixo consumo é um factor crítico.

É isso que ajuda a explicar porque motivos a maior parte dos wearables continua a utilizar Bluetooth, e dispositivos como sensores, lâmpadas e outros, continuam a recorrer ao ZigBee. E em resposta, o WiFi avança com o seu 802.11ah "HaLow" - um WiFi que aposta na eficiência e comunicação de longo alcance para poder competir (e superar) estes concorrentes neste segmento.

O HaLow funcionará na gama dos 900Mhz, o que lhe permite poupar energia e ganhar em alcance face aos 2.4GHz; embora fique contemplado a possibilidade de muitos produtos poderem ser tri-band, garantindo a compatibilidade também com as bandas dos 2.4 e 5GHz.

Poderá muito bem vir a ser aquilo que se precisava para finalmente uniformizar as comunicações de um extremo dos dispositivos (onde apenas se quer transferir alguns bytes de dados ocasionalmente; como a informação de que um sensor detectou a abertura de uma porta; ou enviar a informação de um tracker de actividade ao final do dia para o smartphone - ou directamente para a Internet, uma vez que é "WiFi") aos outros que querem transferir gigabytes de dados em poucos segundos com o WiFi ad.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails