segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Investigadores criam janelas "inteligentes" com polímeros elásticos


Há muito que sonhamos com a ideia de ter janelas com vidro que possam mudar a sua opacidade conforme se deseje, só que embora a tecnologia exista, é (ainda) demasiado cara para que se possa tornar comum. Investigadores do MIT dizem ter descoberto uma forma de o fazer de forma muito mais económica, usando um polímero elástico.

A ideia de colocar um tela elástica sobre uma janela pode parecer estranha, mas o princípio é o mesmo que podemos comprovar nos balões insufláveis das festas. Embora a borracha seja opaca enquanto o balão está vazio, vai tornando-se cada vez mais translúcida à medida que se vai enchendo.

Estes investigadores conseguiram criar uma fórmula que permite saber exactamente qual o grau de opacidade de um polímero elástico (chamado polydimethylsiloxane) à medida que vai sendo esticado, e acreditam que isso poderá ser tudo o que faltava para se criarem janelas inteligentes que podem variar o seu grau de opacidade.

Não sei se será exactamente a revolução que se procurava (embora o polímero possa ser barato, há que contar com todo o custo de instalação dos sistemas pneumáticos, para não falar que o factor "balão" irá também impedir o seu uso em grande parte das situações)... mas... esperemos que sim.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails