quinta-feira, 26 de novembro de 2015

The Light Clock - um relógio luminoso


Se procuram um relógio de parede original, este The Light Clock poderá ser aquilo que procuram... para umas horas literalmente luminosas.

Este The Light Clock é um projecto curioso pois não só está disponível no Instructables como projecto open-source, que todos poderão replicar e fazer em suas casas; como também se aventurou no Kickstarter, para aqueles que preferirem ficar com um relógio já feito e pronto a funcionar, sem terem trabalho.


Tecnicamente, o projecto não é muito complexo, com os elementos essenciais a serem o micro-controlador (NodeMCU-12E) e uma fita de LEDs RGB endereçáveis individualmente (fita Neopixel com 144 LEDs). Depois, resta a parte física, de criar uma estrutura para colocar a fita em círculo, de preferência com um acrílico a ajudar na difusão da luz para um efeito mais bem conseguido. O relógio é facilmente parametrizável via WiFi, permitindo usar o browser para mudar as cores - e nada vos impede de criarem os vossos próprios temas luminosos, ou alterarem-no à vossa medida.

A única parte mais chata é que se não quiserem ter trabalho, o recurso ao Kickstarter para ficarem com um relógio já feito implicará o investimento de 199 dólares australianos (cerca de 130 euros) com entrega prevista para Maio de 2016. Mas não se pode dizer que não seja um projecto justo: quem quiser compra; quem não quiser, tem toda a informação disponível para que o possa fazer por si. Que mais se poderia pedir?


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails