domingo, 30 de agosto de 2015

Nubia é um chuveiro que poupa 70% de água e já conquistou o Kickstarter


Normalmente associamos o Kickstarter a gadgets electrónicos, mas as ideias não se resumem a isso, como demonstra este Nubia, um chuveiro que promete poupar até 70% de água.

Com um preço de $299, este chuveiro não será propriamente barato, mas os seus criadores prometem que o seu custo será recuperado rapidamente, graças às enormes poupanças que possibilita. Este chuveiro usa um sistema descrito como sendo "inovador" e que cria gotículas de água muito mais pequenas - efectivamente criando um efeito de "nevoeiro" que aumenta consideravelmente a área de contacto da água com o corpo, e consequentemente fazendo com que seja necessária muito menos água para um duche normal (menos 70% segundo os seus criadores.)

Uma vez que somos grandes fãs de todas as poupanças e aumento de eficiência, ficamos feliz por ver um projecto como este atrair tantas pessoas (já angariou mais de 2 milhões de dólares). Mas... por outro lado, não podemos deixar de pensar se realmente se justifica que o seu custo seja de $299; ou de $399 quando chegar ao mercado.

... Esperemos que alguém consiga replicar este efeito a um custo bastante mais reduzido, para que todas as pessoas possam ter acesso a poupanças idênticas sem terem que pagar um ano de água em adiantado.


6 comentários:

  1. Estes chuveiros que "poupam" água só gastam é mais de tudo. Fazem com que a água tenha mais contacto com o ar que faz com que arrefeça desde que sai do chuveiro até chegar ao corpo o que faz com que ajustemos para gastar mais água quente. Para quem use cilindros é um gasto muito superior. Para quem use esquentador nem por isso porque quase ninguém o sabe regular. Quem o regula conforme as condições da água também aumentam o consumo.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema da legionella não está no chuveiro em si, está sim na temperatura em que temos a água nos depósitos e canalizações, ou seja, abaixo de 45.ª, não fazermos coques térmicos regularmente e não desinfetarmos os crivos das torneiras e os chuveiros. A legionella necessita de amibas, biofilme e das "areias" que passam anos nas nossas torneiras porque não lhes fazemos a manutenção adequada

      Eliminar
  3. A legionela também gosta disto! :)

    ResponderEliminar
  4. A legionela também gosta disto! :)

    ResponderEliminar
  5. E a legionela tá bem gosta disto :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails