quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Impressoras 3D são o futuro da construção


Hoje em dia já deixamos as máquinas criarem tudo aquilo que queremos, com a garantia de precisão absoluta e a capacidade de repetirem a tarefa incessantemente e sem falhas... pelo que se coloca a questão: porque motivo ainda não o fazemos na construção?

As impressoras 3D vão revolucionar o mundo, e não se pense que isso significa imprimir apenas umas peças plásticas para brincar. Há quem esteja a pensar numa escala muito maior, deixando que as impressoras 3D possam construir edifícios, e abrindo as portas a uma nova era na construção.


Sistemas como este que temos na imagem, usam uma impressora capaz de criar uma estrutura com qualquer forma pretendida, que depois serve de esqueleto ao qual se adiciona betão ou outros materiais para lhe dar a resistência pretendida. A vantagem: em vez de se ficar limitado à criação de paredes ou outros elementos com formas simples, podemos criar tudo aquilo que a nossa imaginação (ou a de um arquitecto) ditar.

Para além do mais, as estruturas resultantes têm uma resistência superior, e ficamos também com a garantia que os elementos pretendidos encaixarão na perfeição, tal como se fossem peças LEGO.

Parece que assentar tijolos poderá em breve ser mais uma daquelas profissões que será extinta pela evolução tecnológica... mas não se preocupem, pois haverá muitas outras coisas onde continuará a ser necessária a intervenção humana. Para além do mais, até que este tipo de tecnologia se espalhe ao ponto de ser comum, ainda teremos muitos anos (décadas?) pela frente...

2 comentários:

  1. andamos todos mortinhos para nos livrarmos todos desse incomodo chamado, Homem. felizmente e conhecendo um bocadinho a industria em causa, é caso para, "continuem a mandar postais".
    Um operário faz em media 30-40 m² por dia de parede em tijolo, essa maquineta faz? para nem comparar a paredes pladur em que honestamente o tempo de execução é quase um custo marginal.

    ResponderEliminar
  2. sobre os outros comentários,
    1 betão é o resultado de se colocar argamassa de cimento num molde com uma estrutura interna normalmente em aço. portanto o que querias dizer era argamassa de cimento. Nota que a dificuldade em fazer formas esta na criação do molde não na execução da armadura de aço, normalmente bons carpinteiros são capazes de fazer qualquer forma.
    2 as formas dependem essencialmente da resistência dos materiais, não de limitações a capacidade de as construirmos. Qualquer forma pode ser simulada em elementos finitos e calculada, depois é só executar.
    3 "Para além do mais, as estruturas resultantes têm uma resistência superior," UI nem vás por aí.. o aço comum usado em construção pode variar mas normalmente é um A400 ou A500 uma impressora mesmo usando metal liquido nem de perto nem de longe chega a tais valores.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails