sábado, 22 de agosto de 2015

Google OnHub quer ser o hub WiFi, Bluetooth e Zigbee para as casas inteligentes


Quando se pensava que o Google andaria entretido com os novos Nexus 5 e Nexus 6, eis que nos dá uma surpresa: o OnHub, um router WiFi que pretende ser mais amigável... e que pode ser o cavalo de tróia do Google para entrar no mundo das casas inteligentes.

À primeira vista o Google OnHub poderá passar por um simples router WiFi com um design que mais facilmente passará despercebido em nossas casas. Em vez de um caixote com antenas e cabos a sair por todos os lados, o OnHub tem um formato cilíndrico que não chocará ninguém se for colocado num local à vista de todos (e só aí, já terá grande vantagem a nível de qualidade do sinal).

Com ligação Gigabit, este router dual band (2.4 e 5GHz) suporta 802.11a/b/g/n/ac e conta com 14 antenas: 6 antenas para as frequências 2.4GHz dispostas em padrão circular; 6 antenas para os 5GHz também dispostas em redor do OnHub para cobertura mais ampla; 1 antena direccional nos 2.4GHz que permite melhorar o alcance e cobertura numa direcção específica; e ainda uma antena adicional para monitorizar o estado das comunicações e evitar congestionamentos em frequências muito ocupadas.




O OnHub é acompanhado por uma app Google On que facilita a gestão e controlo do mesmo, mesmo quando se está fora de casa, permitindo ver que equipamentos estão ligados à nossa rede, quais estão a consumir mais dados, fazer testes de velocidade, etc. O processo de configuração inicial ocorre "automagicamente" ao estilo do Chromecast, usando som para detectar o OnHub que estiver por perto. E nem sequer a parte das actualizações está esquecida, com a promessa de que o processo de actualização não interromperá a utilização do WiFi (num mundo onde existem milhares de routers infectados e que nunca verão uma actualização, este aspecto adquire importância redobrada).


Mas isto é apenas a primeira parte. O mais interessante é que este OnHub conta também com suporte para ligações Bluetoothe e, mais importante ainda, Zigbee e o Weave do Google. Uma excelente forma de tornar este OnHub no "hub" de referência para se relançar no mundo das casas inteligentes (depois da barracada do Android@Home que desapareceu sem deixar rasto). Isto faz com que, a simples instalação deste OnHub em nossa casa nos vá dar potencialmente o acesso a todo o tipo de dispositivos inteligentes, quer estes usem WiFi, Bluetooth ou Zigbee - e permitam o seu controlo a partir de qualquer lado, mesmo quando se está fora de casa, sem necessidade de se ter que andar a configurar serviços de IP dinâmicos e a abrir portas no router.

O único ponto que não será particularmente agradável é o preço, que se fica pelos $199.99 - mas, tendo em conta tudo aquilo que tem para oferecer, não me parece que se possa considerar excessivo, embora fique agora nas mãos do Google demonstrar que desta vez as coisas são mesmo para andar para a frente e não para ficarem esquecidas, ano após ano.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails