sexta-feira, 5 de junho de 2015

Primeiros equipamentos compatíveis com HomeKit da Apple já disponíveis


A Apple tinha prometido que os primeiros equipamentos compatíveis com HomeKit chegariam ao mercado este mês, e assim é, permitindo que se passe a controlar a casa usando comandos de voz feitos à Siri.

Sem surpresas, os primeiros equipamentos que estão a surgir são produtos já conhecidos dos fãs da domótica, com sistemas da Insteon, Lutron, Elgato, etc. - e que passam a figurar na lista de produtos oficialmente reconhecidos e compatíveis com o HomeKit.


Quanto ao processo de configuração, a coisa parece-me ainda um pouco "arcaica", mas será o que por agora se pode fazer para tentar por um pouco de ordem neste segmento tão diversificado e complexo. Os utilizadores terão que usar a app adequada para cada produto, e de seguida introduzir um código de configuração HomeKit.

A gestão mais avançada dos produtos continuará a ser feita na app respectiva do fabricante, sendo que o HomeKit garante apenas que os mesmos poderão ser controlados de forma centralizada pela Siri (e eventualmente por uma app "HomeKit" que permita idêntica funcionalidade.) Ou seja, ainda não é desta que temos uma app universal que permita dispensar todas as outras. Embora se possa pedir à Siri que se "apaguem as luzes da sala", a definição de que luzes são e em que local estão continuará a ter que ser feita na app do produto (e faltará ver como é que a coisa se comporta se tivermos lâmpadas de múltiplos sistemas/fabricantes num mesmo local.)

Ficaremos a saber mais pormenores com a WWDC na próxima semana, mas até lá fica também confirmada a necessidade de se ter uma Apple TV para servir de gateway para se efectuar este controlo quando se está fora de casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails