quarta-feira, 3 de junho de 2015
Poupa energia lavando a roupa com água fria
A máquina de lavar roupa é um dos electrodomésticos que consideramos "indispensáveis" no nosso país (noutros, opta-se por usarem máquinas partilhadas, em condomínios) e embora nos possa poupar tempo... faz-se pagar na conta da água e da electricidade. E agora, são os especialistas que recomendam que se deixe de usar os programas de lavagem com água quente.
Embora ainda possa persistir o mito de que a lavagem só fica bem feita usando-se água quente, os avanços feitos a níveis dos detergentes fazem com que hoje em dia seja possível obter-se resultados idênticos usando água fria. E porque é que isto é importante? Porque é o aquecimento da água o responsável pela maior fatia do consumo energético das máquinas.
Há apenas que ter atenção a alguns detalhes, como a utilização de detergentes líquidos preparados para água fria - e estar consciente de que poderão haver algumas excepções onde possa ser necessário usar (ocasionalmente) um programa com água aquecida. Mas na maior parte das vezes, nem sequer se sentirá diferença; havendo também as situações em que a água quente até é mais aconselhada que a água quente (há nódoas que com a água quente ficarão ainda mais entranhadas na roupa.)
Com o custo da electricidade sempre a subir, fica a sugestão para que possam ir equilibrando as contas, reduzindo os consumos em cada lavagem.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário