segunda-feira, 18 de maio de 2015

Vortex quer gerar energia eólica sem hélices


Não é preciso andar muito para nos depararmos com as bem visíveis torres eólicas com as suas hélices a girar. Mas há uma empresa espanhola que quer literalmente mudar o aspecto da paisagem, com torres sem hélices que continuam a poder aproveitar a energia do vento.

A Vortex Bladeless apresenta-nos torres que conseguem aproveitar a energia do vento usando apenas as oscilações e o efeito de ressonância (que em muitas outras estruturas é um efeito indesejado e combatido). O resultado são torres sem partes móveis, mais baratas e com menos manutenção que as torres com hélices... e também com a vantagem adicional de serem completamente silenciosas e não apresentarem qualquer risco para os pássaros.

Estas torres sem hélices produzem cerca de 30% menos energia, nas mesmas condições, que as torres com hélices. Mas a Vortex relembra que estas torres custam metade, e pode instalar-se o dobro delas na mesma área; pelo que o resultado final continuará a ser-lhes favorável.

Só falta mesmo demonstrarem que o conseguem concretizar. O seu primeiro modelo será uma versão com menos de 3 metros de altura e capaz de gerar 100W de energia, destinada aos países em desenvolvimento; mas depois seguir-se-á uma versão de 12.5m que já será capaz de gerar cerca de 4kW. Será que em breve começaremos a ver estes pilares espalhados por todo o lado, até no topo de edifícios (onde usar torres eólicas convencionais não seria permitido)?


1 comentário:

Related Posts with Thumbnails