segunda-feira, 4 de maio de 2015

Tesla Powerwall: a bateria para as casas


Os rumores já vinham a antecipar que a Tesla iria lançar uma bateria para as casas, e aqui está ela: a Tesla Powerwall, com a qual Elon Musk espera revolucionar a utilização de energia.

Com a Tesla Powerwall, espera-se começar a mudar-se o contra-ciclo que actualmente existe na produção de energia solar, de que o pico da produção solar acontece quando a necessidade de energia é menor, e é reduzido ou inexistente quando é mais necessária (de manhã e à noite).
Para que a produção de energia solar seja mais atractiva para os consumidores, é necessário arranjar forma de armazenar a energia para utilizá-la quando ela mais necessária... logo, baterias - algo em que a Tesla se tornou especialista à custa do desenvolvimento dos seus carros eléctricos.


A Powerwall é um sistema de baterias de iões de lítio que tem tamanho relativamente compacto, concebido para ficar na parede, e está disponível com capacidades de 7kWh e 10kWh (por $3000 e $3500, embora acresça o custo de instalação e de outros componentes que possam vir a ser necessários no caso de a quererem ligar a painéis solares.) No caso de não terem painéis solares, a Powewall permite carregar-se usando energia da rede eléctrica nos períodos em que a electricidade for mais barata, utilizando-a nos períodos que for mais cara.

É também possível combinar múltiplas Powerwalls para quem necessitar de maior capacidade; e o mesmo sistema está disponível em escala ainda maior, para empresas, ou até para empresas de produção de energia.

Actualmente, os sistemas de baterias que acompanham os painéis solares são muitas vezes feitos de forma quase artesanal, combinando controladores, baterias, inversores, etc. Nestas Powerwall a Tesla integra tudo tendo de um formato "compacto", dispensando toda a manutenção e preocupações.


Embora os preços ainda não sejam muito apetecíveis, nos EUA têm o benefício de contar com fortes incentivos estatais, que resultam em descontos que podem chegar aos 60%, o que deverá garantir que não haja falta de procura para estas Powerwall. Mas por cá, teremos que continuar a aguardar... e ver estas Powerwall, ou algo dela derivada (a Tesla está a disponibilizar a sua tecnologia de forma aberta, para que todos a possam utilizar e modificar) chega até nós.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails