terça-feira, 28 de abril de 2015

Tesla vai anunciar bateria para as casas?


A Tesla pode ser uma empresa que automaticamente associamos aos automóveis, mas isso poderá vir a mudar ainda durante esta semana, com a revelação de um novo produto que muitos acreditam ser uma bateria para as casas, que permitirá iniciar uma revolução na distribuição eléctrica.

Esta suspeita tem origem no sistema de baterias que já foi fornecido num programa piloto aos clientes da SolarCity, empresa também gerida por Elon Musk e que se dedica à instalação de sistemas domésticos para produção de energia solar. Este sistema consiste num módulo de baterias (com tamanho aproximado do de um esquentador) e que tem potências de 10/15kWh, suficiente para manter toda uma casa "normal" em funcionamento.

Actualmente, o sistema é alugado, com uma entrada de $1500 e o pagamento de uma mensalidade de $15 durante 10 anos; mas teremos que esperar pelo anúncio oficial da Tesla para saber se essas condições se vão manter ou não. E a "revolução" que proporcionará será a de minimizar os habituais picos de consumo que tanto sobrecarregam as redes de distribuição.

Pegando-se no caso da geração de energia solar como exemplo, temos a situação de que o pico de produção ocorre durante o dia, mas em que a maioria das pessoas preferiria que a mesma fosse gasta à noite, quando estão em casa. A solução actual passa por investir num dispendioso sistema de baterias e inversores de alta potência, ou "vender" a energia à rede (mas quase sempre por um valor mais reduzido do que o de compra.)

Como sempre, será uma questão de se fazer as contas, mas poderá dar-se o caso de que o investimento adicional nesta bateria doméstica da Tesla se pague a si próprio, se o usarmos para se carregar durante os períodos em que a electricidade é mais barata e gastando a energia acumulada nos períodos em que é mais cara. E neste processo, alivia-se também a pressão sobre a rede eléctrica (e com as coisas bem feitas, o processo de recarregamento das baterias poderia até ser gerido remotamente de modo a que fosse feito de forma faseada, de modo a não se correr o risco de se transferir o "pico" de consumo para outra hora do dia.)

O que é certo é que com o custo da energia sempre a subir, vai ser necessário reavaliar a forma como a mesma é gerada, distribuída e armazenada (fala-se que a Tesla também vai ter uma versão à escala industrial desta bateria, própria para centrais de energia). Vamos lá ver se será a Tesla a dar o pontapé de saída para esta necessária revolução.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails