sábado, 21 de fevereiro de 2015

Lâmpadas LED RGB acessíveis no Indiegogo


As lâmpadas LED já fazem parte do quotidiano de muitos portugueses, e o passo seguinte é a evolução para as lâmpadas LED RGB que podem adoptar as cores que se desejarem a qualquer momento. O problema é que estas lâmpadas são habitualmente demasiado dispendiosas, algo que a UKnekt quer mudar recorrendo ao crowdfunding.

Já todos conhecemos sistemas como o Philips Hue, que são atractivos mas cujo preço elevado (mais de 50 euros por lâmpada) impede que a sua adopção seja mais alargada. Este UKnekt propõe uma alternativa bastante mais em conta, com lâmpadas que ficam a menos de metade do preço.


O sistema utilizado é idêntico ao das Philips Hue, em que é usado um gateway ZigBee para traduzir os comandos enviados via WiFi para o sistema utilizado pelas lâmpadas - e que assim evita o problema das ligações WiFi directas (em que têm que se desligar da vossa rede WiFi para se ligarem à rede das lâmpadas).



Mesmo que não estejam a imaginar a necessidade de mudar a cor das lâmpadas, importa relembrar que podem também ajustar o tom de branco (entre o amarelado e azulado) - algo que por si só poderá fazer com que este tipo de lâmpadas se justifique, mesmo entre utilizadores mais "tradicionais". E ao contrário das Philips Hue, em que desligar e ligar no interruptor de parede faz com que se liguem na intensidade máxima em branco, nestas a lâmpada fica na configuração que tiver sido usada anteriormente.


Com um preço de 23 dólares por lâmpada (cerca de 20 euros), é uma solução que se torna bastante mais atractiva e que tem entrega prometida para Abril. Os starter kits com o gateway começam nos 54 dólares (com uma lâmpada) e nos 76 dólares (com duas lâmpadas), e as lâmpadas estão disponíveis em formato com casquilho ou com encaixe tipo baioneta, com potência de 7W (equivalente a lâmpadas tradicionais de 40W).


Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails