segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Maior quinta solar já está em operação


Os fãs da energia solar sonham com o dia em que se possam usar os vastos desertos como locais onde existirão milhares e milhares de painéis solares foto-voltaicos que passarão o dia a converter a luz do sol em energia eléctrica. Na Califórnia, isso já é uma realidade.


A Topaz já está completamente operacional, com 9 milhões de painéis solares e capaz de gerar 550MW de energia, suficiente para alimentar 160 mil residências, sendo a mais potente quinta solar dos EUA e a maior do mundo.

Um galardão que terá que ceder em breve, pois no próximo ano o projecto Solar Star deverá também atingir a capacidade máxima e produzir 579MW de energia solar.

Não sendo de painéis foto-voltaicos, há também o projecto que pretende construir a maior central solar do mundo no deserto do Sara, com espelhos a cobrir uma área de 100Km2! Vai ser verdadeiramente escaldante! (Embora pessoalmente, eu tenha preferência pelos painéis foto-voltaicos face aos sistemas de espelhos e concentração de calor.)

1 comentário:

  1. os espelhos tem uma vantagem que é que podes acumular energia térmica e usar por exemplo durante a noite, em teoria no entanto a eficiência potencial é menor.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails