sábado, 29 de novembro de 2014

Regista os consumos da tua casa com um Raspberry Pi e o OpenEnergyMonitor

Já temos visto muitos usos para o Raspeberry Pi, mas hoje trago um que irá agradar a todos aqueles que têm o desejo de monitorizar o consumo de electricidade de sua casa (e que poderá ser usado também para consumos de gás e água, e até para registar a produção de energia solar).

O OpenEnergyMonitor é um projecto open-source que quer facilitar a monitorização, registo e visualização de dados de consumos (ou geração) de energia, temperatura, e outros. Consiste numa combinação de sensores, módulo de transmissão de dados (emonTx), de registo ou de reenvio dos mesmos para a cloud (emonBase), e visualização (emonGLCD e emonCMS).

Embora o projecto utilize normalmente Arduinos para os seus componentes, está também a trabalhar-se num emonPi que utilizará um Raspberry Pi para criar um módulo "tudo-em-um" que combina todas estas funcões.

É um projecto que vale a pena acompanhar - e considerar implementar - uma vez que a maioria dos serviços comerciais que existem de monitorização, podem ser mais fáceis de usar, mas implicam quase sempre um pagamento de mais uma mensalidade/anuidade, e poderão não disponibilizar exactamente o tipo de visualização de dados que se pretendia. Usando-se este OpenEnergyMonitor, a coisa pode dar um pouco mais de trabalho... mas fica tudo completamente sob nosso controlo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails