terça-feira, 28 de outubro de 2014

Portugueses acham que electricidade e gás "liberalizado" não compensa


A promessa é sempre a mesma: com o mercado liberalizado os consumidores vão beneficiar face a um mercado regulado de gás e electricidade; mas grande parte deles não vê qualquer benefício.


Em Dezembro de 2015 todos os consumidores portugueses terão que transitar obrigatoriamente para um fornecedor do mercado liberalizado; mas parece que grande parte dos portugueses se vai deixar ficar mesmo até à última para o fazer. Segundo um inquérito da Deco/Proteste, apenas metade dos que já mudaram para um destes operadores diz estar satisfeito com a empresa; sendo que um terço do que ainda não mudaram consideram simplesmente que "não vale a pena" mudar.

Neste momento, são já 3 milhões os consumidores de electricidade que mudaram para o mercado livre, e 682 mil de gás natural; face aos 2.7 milhões e 600 mil que se mantêm no mercado regulado.

Pela parte que me toca... eu ainda faço parte deste último grupo; precisamente por também não ver qualquer benefício em mudar nesta fase, e não ver sequer uma forte aposta/oferta no campo das tarifas bi-horárias que ajudassem a cativar os potenciais clientes. O "liberalizado" tal como está, é apenas mesmo só para dizer que é... mas sem que isso se faça ressentir na prática com qualquer benefício digno de registo para os consumidores.

1 comentário:

  1. Eu também sou do ultimo grupo, mas por pensar que iriam acabar com as tarifas bi-horarias, mas afinal voltaram a por as tarifas bi-horarias e tri-horarias, em casa do meu pai já puseram isso foi atraves do meu pai que soube disso e foi este mês
    Podem ver aqui no site da EDP https://energia.edp.pt/particulares/apoio-ao-cliente/opcao-horaria.aspx

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails