terça-feira, 14 de outubro de 2014

Painéis solares deviam estar orientados para Oeste?


Nada consegue competir com os painéis solares montados em suportes móveis que acompanham o Sol ao longo do dia para maximizar a exposição solar, mas quando se trata de montar os painéis em posições fixas - como acontece na maioria das residências - a direcção mais procurada é quase sempre para Sul... e isso poderá não ser a solução mais adequada.

A orientação dos painéis solares para Sul maximiza a sua exposição ao longo do dia, mas considerando que a rede eléctrica é uma entidade dinâmica onde geração e consumo estão em constante alteração, isso poderá não ser a melhor opção.

A questão é que com uma orientação para Sul se maximiza a produção de energia durante a manhã e o meio do dia - momentos em que a rede eléctrica normalmente já tem excesso de energia para fornecer. Pelo contrário, ao final da tarde começa a aumentar o consumo, à medida que as pessoas chegam a casa, e seria precisamente essa a altura em que seria desejável ter o máximo de energia proveniente dos painéis solares... que melhor o poderiam fazer se estivessem virados para Oeste.

Mas o problema é que o sistema actual não privilegia a eficiência mas sim a "quantidade" de energia gerada, mesmo se essa energia gerada não é produzida "quando" seria mais necessária. Inevitavelmente, são questões que deixarão de poder ser evitadas à medida que se vai avançando num sentido onde fontes de energia alternativa e a micro-geração de energia se vão tornando cada vez mais numeras, e onde será obrigatório repensar o papel da rede eléctrica e da forma como funciona numa realidade muito mais distribuída do que aquela em que se baseia actualmente.

3 comentários:

  1. Ha uma coisa que se esta a esquecer, quando durante o dia, tal como está, os painéis estando virados para sul a sua produção será máxima, mas ao mesmo tempo é possível por exemplo poupar agua nas barragem para quando chegar à noite compensar a falta da energia solar.. Ou seja, interessa retirar o máximo de eficiência dos painéis porque ira, teoricamente claro, poupar em outra fontes que poderam produzir a energia necessária quando os painéis não estiverem a produzir..

    ResponderEliminar
  2. Ja pra n falar q em muitos dias, so começa a ficar mais claro ao inicio da tarde...

    ResponderEliminar
  3. "máximo de enrgia"

    energia

    já são dois hoje Carlos :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails