terça-feira, 16 de setembro de 2014

Alba quer ser a primeira lâmpada inteligente que dispensa controlo manual


Embora a oferta de lâmpadas LED "inteligentes" seja cada vez mais numerosa, depois de passada a fase de entusiasmo inicial em que se anda a brincar com elas, muitas vezes acabamos por concluir que continua a ser mais prático usar os interruptores na parede do que o smartphone para as controlar. A Alba é uma lâmpada que nos quer - finalmente - libertar de tudo isso.

Nem sempre ter "mil e uma" possibilidades de controlo se traduz numa maior simplicidade para a nossa vida real. Depois de passarmos os primeiros dias entretidos a experimentar as infinitas possibilidades de cor de uma lâmpada programável, chegamos à fase em que poderá começar a tornar-se chato ter que andar sempre com o smartphone atrás, abrir uma app, ajustar a luz, etc. Claro que temos a possibilidade de integrar estas lâmpadas inteligentes em sistemas mais complexos, usando sensores de movimento, agendamentos, etc. mas que implicam configurações e/ou produtos adicionais.

A Alba é a primeira lâmpada que pretende ser verdadeiramente inteligente, ao ponto de nos fazer esquecer os interruptores e as apps de controlo.

Estas lâmpadas estão equipadas com sensores de movimento, sendo capazes de se ligar e desligar automaticamente sem qualquer intervenção adicional. Se estão a pensar que isso é algo que pode ser feito com um socket com sensor de movimento, esperem... pois há mais. A Alba tem inteligência para saber que durante a manhã é mais adequado usar uma temperatura de cor mais "fria" (azulada) para nos ajudar a despertar; e que ao final do dia preferimos tonalidades mais quentes, tornando a iluminação muito mais natural e agradável.

Um kit de duas lâmpadas mais um hub ZigBee custa $150, com lâmpadas adicionais a custarem $60 - e terá integração com o HomeKit, NEST, IFTTT, e a sua própria API.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails