sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Poupa na conta de electricidade cortando os consumos em standby

A maioria dos Portugueses há muito que estará a ver a conta da electricidade a subir, mesmo que se esforcem por não aumentar o consumo de electricidade. E novamente um estudo vem relembrar que muitas vezes os culpados são os aparelhos que passam mais despercebidos....

Há inúmeros aparelhos quanto aos quais não há nada a fazer, gastando a energia que tiverem que gastar (como um frigorífico); ou que apenas gastam enquanto estão ligados, e gastam zero quando estão desligados - para estes só temos que nos preocupar em comprar os produtos que tenham a maior eficiência energética possível de modo a que gastem o menos possível enquanto estão em funcionamento.

Mas há muitos outros aparelhos que se acumulam pela casa e que são autênticos vampiros silenciosos, sugadores de electricidade. Refiro-me a todos os aparelhos que estiverem ligados e "desligados" em modo de standby. A comodidade de podermos ligar estes aparelhos ao toque de um telecomando pode ser atractiva, mas importará estar consciente de quanto isso custará no final do ano.

Nalguns casos isso pode ser insignificante, noutros casos - como no caso de consolas de jogos ou as "box" dos operadores de televisão por cabo - podem ser uma desagradável surpresa. Isto para não falar em televisores, aparelhagens e outros equipamentos, cujo consumo em standby pode ser assustadoramente elevado.


Para por as coisas em perspectiva, isto são aparelhos que passam a maior parte do tempo "desligados", enquanto passamos o dia fora de casa, mas que estão a gastar 3, 5, 10W ou mais, continuamente.

Adicione-se a isto uma meia dúzia de carregadores (ou dúzia, dependendo da quantidade de gadgets que têm), e todos estes consumos, elevados ou diminutos, facilmente representam muitas dezenas de watts que poderão estar a contribuir para a factura no final do mês. (Para além do impacto que tem a nível mundial no desperdício de energia.)

A solução é simples. Bastará desligar "realmente" os equipamentos, naqueles em que isso for possível; e nos que não for, poderão simplesmente optar por um interruptor de tomada ou extensão com botão, de modo a cortar a energia completamente sempre que os quiserem desligar. Se forem adeptos da automação, poderão usar um módulo de tomada (que terá o seu consumo em standby, é certo) para ligar ou desligar um conjunto de outros equipamentos que seria mais gastador (por exemplo: TV, amplificador, box, consola de jogos, etc.)

Como sempre, o essencial será estar informado de quanto cada aparelho gasta... e isso é algo que podem fazer facilmente com um qualquer medidor de consumos de tomada, que poderão encontrar facilmente em qualquer loja de electricidade (ou até nas grandes superfícies).


[republicado do Aberto até de Madrugada]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails