quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Genie Smart Lock promete autonomia para 1 ano de uso


A maioria das pessoas já confia num comando remoto para abrir a sua garagem e o seu automóvel, mas no que toca a abrir a porta de casa a coisa parece manter-se um pouco mais complicada. A Genie Smart Lock espera ter argumentos que ajudem a superar esse receio, começando pela sempre importante questão da autonomia.

A Genie Smart Lock é uma fechadura electrónica que poderá simplificar a vida de qualquer pessoa, proporcionando uma experiência "key-less entry", em que não necessitarão sequer tirar a chave do bolso para entrar. Não é a primeira fechadura do género, que se destina a ser facilmente instalada em todo o tipo de portas, mas é a primeira a prometer ter uma autonomia suficiente para 1 ano de uso.

Na maior parte dos casos, a autonomia destas baterias sofre com o facto de necessitarem de uma ligação WiFi (para poderem ser controladas remotamente a partir de qualquer ponto do mundo via Internet). A Genie Smart Lock contorna esse problema recorrendo a um hub WiFi que pode ficar ligado à corrente, e optando por usar apenas Bluetooth na fechadura propriamente dita. É graças ao baixo consumo do Bluetooth 4.0 (Low Energy) que esta autonomia pode ser atingida, embora vá depender também da frequência de utilização que vá ter - se a porta estiver a ser aberta de 5 em 5 minutos ao longo do dia... não me parece que vá durar 1 ano!


Mas se ficarem sem bateria na fechadura, ou no telemóvel, ou nas pequenas tags identificadoras, não há problema. Podem facilmente rodar o ecrã desta fechadura para poderem aceder à ranhura da fechadura e abrirem a porta com a chave tradicional.


Se também acharem desnecessário a parte do acesso e controlo remoto; podem dispensar a utilização do hub e usarem a fechadura directamente via Bluetooth.

Mas, parece-me que a possibilidade de monitorizar remotamente o que se esteja a passar com a fechadura será uma das coisas que quem opta por um destes sistemas quererá fazer. A par de coisas como poder enviar chaves temporárias para amigos, definir horários em que certas pessoas poderão entrar, etc. etc.

Que tal... seriam pessoas para já apostarem numa fechadura inteligente, ou acham que ainda é muito cedo deixarem a abertura da porta de casa a uma solução deste tipo e preferem continuar a confiar numa fechadura tradicional?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails