quinta-feira, 10 de julho de 2014

Tinta condutora revela fracturas no betão


Assegurar que as estruturas que suportam as nossas construções se mantêm em bom estado é um trabalho que é feito quase sempre através de inspecção visual. No entanto, investigadores continuam a trabalhar para arranjar formas de permitir uma monitorização mais continuada e automatizada... e esta "tinta inteligente" poderá ser uma boa opção.

Usando-se uma tinta condutora e alguns eléctrodos, estes investigadores criaram um sistema que permite medir a passagem de corrente através da estrutura em betão, e visualizar com bastante precisão todos os potenciais pontos de falha que necessitem de intervenção. Para isso o sistema faz passar uma corrente entre dois dos electrodos e analisando o resultado; e de seguida indo percorrer todos os outros eléctrodos, criando uma "grelha" de medições que depois de processada pelo computador permite criar uma imagem que revela até as rachadelas mais diminutas e imperceptíveis ao olhar.

Por agora os testes foram apenas realizados em blocos relativamente pequenos, pelo que ainda faltará comprovar a sua eficácia em estruturas de maiores dimensões, mas se a coisa se comportar como os investigadores esperam... poderá tornar-se num precioso auxiliar para avaliar continuamente as estruturas de pontes, viadutos, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails