terça-feira, 8 de julho de 2014

Fotosíntese artificial já é 2x mais eficiente que as plantas


Há muitas formas de aproveitar a energia do sol, dos simples painéis para aquecimento de água às células fotovoltaicas. Agora, investigadores criaram um painel que imita a natureza e usa a energia do sol para converter o CO2 num produto que possa ser usado como combustível... e cuja eficiência já é superior ao das próprias plantas.

Este sistema converte CO2 e água em ácido fórmico, que já está a ser usado em células de combustível experimentais para gerar energia, e teria a vantagem adicional de recuperar o CO2 em excesso no ar, que tem atingido níveis preocupantes (com as resultantes alterações climáticas daí decorrentes). Infelizmente, este é um projecto que ainda está bastante longe de dar resultados visíveis, e mesmo tendo o dobro da eficiência da fotossíntese das plantas, continua a ser de apenas 2% - valor que obrigaria ter extensas áreas de painéis.

Mas... são tecnologias que merecem ser exploradas e desenvolvidas. Esperemos é que produzam frutos reais a tempo de conseguir impedir um cataclismo ambiental.

1 comentário:

  1. ..a eficiência da fotossíntese na cana de açúcar é de 7-8% bastante superior a da noticia..

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails