quarta-feira, 4 de junho de 2014

Super-condensadores como paredes das casas do futuro?


A necessidade de armazenar energia eléctrica para que seja usada quando dela mais necessitamos é algo que continua a fazer-nos desesperar pela falta de capacidade das actuais baterias, sempre insuficientes para os fins que desejávamos. Uma alternativa às baterias são os super-condensadores... e em breve poderão adquirir uma nova função que junta o útil ao funcional.


Os condensadores são elementos capazes de armazenar energia, e os super-condensadores são uma classe especial destes elementos, que se aproximam da funcionalidade de uma bateria, mas que mesmo tendo uma capacidade infereior são capazes de serem carregados/descarregados de forma bastante mais rápida e suportar muitos mais ciclos de vida - funcionando de certa forma como um complemento perfeito às baterias tradicionais para muitas aplicações. O problema é que os super-condensadores são relativamente frágeis, e ocupam um volume considerável para guardarem energia em quantidade suficiente para funções mais exigente, e foi isso que levou estes investigadores a criarem super-condensadores altamente resistentes que poderão servir de estrutura aos próprios equipamentos.


Na imagem vemos um destes super-condensadores a suportar o peso de um portátil - coisa que não seria possível com um super-condensador normal.

Este tipo de super-condensador abre a possibilidade de um dia se vir a usar as caixas dos computadores como elemento para armazenar energia; e extrapolando as coisas a longo prazo, talvez um dia possibilite que as paredes de nossas casas, os móveis, e outros elementos, sejam também eles capazes de actuar como baterias que poderão acumular energia solar (por exemplo) durante o dia, para que seja usada durante a noite - e sem que isso obrigue a que se tenha que manter um dispendioso parque de baterias de tecnologia convencional (e que começarão a perder capacidade ao fim de poucos anos).

Parece ficção científica imaginar paredes que possam servir como bateria... mas, sabendo-se que a aposta na energia eléctrica e fontes de energia limpas e renováveis é algo que tem que começar a ser encarado (e apostado) seriamente... parece-me algo que merece ser explorado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails