segunda-feira, 16 de junho de 2014

IKEA "encerra" IKEA Hackers [actualizado]


O site IKEA Hackers era ponto de passagem obrigatório para todos os que gostavam de aproveitar os produtos e mobiliário da IKEA de forma um pouco diferente do habitual, criando novas e inspiradoras peças para todo o tipo de situações. Infelizmente, torna-se mais uma vítima do departamento jurídico de uma grande empresa.

A IKEA exigiu que o site deixasse de usar o nome IKEA, tendo posteriormente concordado em que o site se mantivesse se fosse retirada toda a publicidade. Embora o site tivesse crescido ao ponto de se tornar na principal fonte de rendimento da sua criadora, há que realçar que a principal função do site continua a ser promoção e utilização dos produtos da marca sueca, e que isso bem que deveria ter sido levado em consideração antes de tomarem esta posição. Como alguns referem, em vez de uma carta a exigir a remoção do nome, teria sido bem mais proveitoso ter feito uma qualquer proposta para uma parceria mais oficial e suporte directo do site.

Mas... o mundo real infelizmente é como é; e se algumas empresas aproveitam estas oportunidades para se aproximarem ainda mais do público, outras continuam a deixar que as questões legais sejam tratadas de forma "corporativa" mesmo quando se está a lidar com pessoas reais... que são seus fãs!

O mais certo é que a curto prazo o IKEA Hackers passe a ter outro nome, e a seu tempo tudo regresse à normalidade (embora, depois deste incidente, não me admire se o próximo site se tornar mais generalista e começar a apostar também em "hacking" de mobiliários de outras empresas) - mas este incidente não deixará de ser recordado por todos os que seguem o site... e de lamentar a forma como a IKEA lidou com este caso.


Actualização: parece que a pressão da internet fez efeito, e a IKEA contactou a responsável do site para tentarem chegar a um acordo mais "simpático" quanto a ao IKEA Hackers. É bom ver uma grande empresa a reconhecer que não lidou com o assunto da melhor forma e a tentar corrigir a situação.

1 comentário:

  1. Ainda por cima um site que fazia vender mais mercadoria de certeza.
    Já tirei de lá algumas ideias.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails