quinta-feira, 26 de junho de 2014

Archos apresenta kit Smart Home de baixo custo

Muitas pessoas não entendem porque motivo, num mundo onde temos câmaras por poucas dezenas de euros, e computadores completos (como o Raspberry Pi) a custar outro tanto, muitos sistemas para automação doméstica continuem a custar autênticas exorbitâncias. A Archos que facilitar o acesso a esta tecnologia, e agora tem um kit que é uma verdadeira pechincha.

O sistema Smart Home da Archos conta com uma série de objectos inteligentes e interligados - usando Bluetooth Smart, sendo que a Archos diz que conseguiu duplicar o raio da comunicação possível, e que graças ao baixo consumo os aparelhos podem ter uma autonomia de até 1 ano - como câmaras, sensores de movimento, módulos de tomada, sensor de temperatura, e até um tablet que facilita o acesso a todo o sistema usando-se a sua app (que está disponível para iOS e Android).

A câmara e sensores de movimento são pequenas esferas do tamanho de uma bola de ping-pong, e com um sistema de encaixe magnético que facilita a afinação do seu ângulo conforme necessário. Como seria de esperar, podem trabalhar em conjunto, de forma a que se grave vídeo quando se detecta movimento. Há também outro tipo de sensor de movimento, destinado a detectar a abertura de portas ou janelas.

Depois, basta criar as "receitas" que desejarem: receber um email com uma foto sempre que alguém abrir a porta de entrada; ligar a luz do hall quando detectar movimento entre as 20:00 e as 8:00 e desligá-la passados 5 minutos; receber um alerta caso a temperatura no exterior atinja um certo valor; etc.

O starter pack inclui o tablet, duas câmaras, duas bolas de detecção de movimento, dois sensores de abertura e dois sensores de temperatura e humidade, e tudo isto custa apenas $249 dólares - um preço que outros sistemas cobrariam apenas pelo tablet ou por uma só câmara (se quiserem comprar os módulos independentemente, cada um custa $25). É uma proposta interessante, só que tendo a Apple anunciado o seu HomeKit - e esperemos que o Apple se recorde novamente do seu Android@Home - chega numa altura em que se esperam que as coisas se comecem, finalmente, a uniformizar. De qualquer forma... tendo em conta o valor, não é nenhum investimento que implique um grande risco.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails