Quando se fala de automóveis eléctricos, invariavelmente se chega a um ponto em que os detractores deste tipo de tecnologia referem que se gastam combustíveis fósseis para produzir electricidade, e que se todos mudássemos para este tipo de veículos seria necessário continuar a poluir o ambiente. O que se esquecem de referir, é que a própria produção dos combustíveis gasta tremendas quantidades de electricidade.
Os dados que são apresentados no seguinte vídeo vêm de dados estatísticos oficiais das Nações Unidas, e revelam que as refinarias de petróleo são tão gastadoras que habitualmente necessitam de uma ligação directa da central de produção de energia mais próxima.
No Reino Unido, em 2005, o consumo de electricidade das refinarias ascendeu a 5600gWh, sendo superior ao de múltiplas cidades, e fazendo com que a produção de 1 galão de gasolina (3.78 litros) tenha um consumo estimado de 4.5kWh. Ou seja, gasta-se mais de 1kWh para produzir um único litro de gasolina... o que dá que pensar, se tivermos em consideração que com 1kWh num veículo eléctrico também se percorrem muitos quilómetros.
Talvez a melhor forma de resumir tudo isto seja aquilo que Elon Musk, fundador da Tesla (e não só) diz:
Haveria electricidade mais que suficiente para recarregar os automóveis eléctricos, se se parasse de refinar petróleo.
Dá que pensar...
Fiz umas continhas e um carro muito poupadinho <5l/100km "gasta" de electricidade 1/3 em gasóleo como gasta o nissan leaf. Mas como a maioria até gasta mais, o que o presidente da telsa disse não é verdade mas anda lá perto. (até porque o uso de carros com baterias irá fazer com que a produção de electricidade seja optimizado ao se usar as baterias para carregar na altura do excesso, e dar de volta à rede quando precisar)
ResponderEliminar